Web Design ou Desenvolvimento Web, Qual é a diferença?

Podemos ver, olhando para o Google Analytics, que as empresas estão pesquisando tanto pela Web Design Company quanto pela Web Development Company . Atualmente, esses termos são praticamente intercambiáveis, pois as “empresas da web” alternam a maneira como descrevem seus serviços. A verdade é que os termos referenciam dois aspectos fundamentalmente diferentes do processo de criação de sites, exigindo dois conjuntos de habilidades exclusivos. Por que é importante que você saiba a diferença ao procurar alguém para projetar e desenvolver o site da sua empresa? Vamos ver se podemos fornecer alguma clareza.

Web Design vs. Desenvolvimento Web em poucas palavras

Em essência, web design se refere tanto à parte estética do site quanto à sua usabilidade. Os designers da Web usam vários programas de design, como o Adobe Photoshop, para criar o layout e outros elementos visuais do site.

Os desenvolvedores da Web, por outro lado, adotam um design de site e, na verdade, fazem dele um site em funcionamento. Os desenvolvedores da Web usam HTML, CSS, Javascript, PHP e outras linguagens de programação para dar vida aos arquivos de design.

Web Design – Um olhar mais atento

Os designers da Web sempre devem começar considerando os objetivos do site de um cliente e, em seguida, passar para uma Arquitetura da Informação (IA) para definir a hierarquia de informações do site e ajudar a orientar o processo de design. Em seguida, os web designers podem começar a criar wireframes e finalmente passar para o estágio de design. Os designers da Web podem usar vários princípios básicos de design para obter um layout esteticamente agradável, que também oferece excelente experiência ao usuário.

Princípios de design

  • Equilíbrio – É importante que os web designers criem um layout equilibrado. Em web design, nos referimos a elementos pesados ​​(cores grandes e escuras) e leves (cores pequenas e mais claras). Usar a proporção correta de cada um é essencial para alcançar um design de site equilibrado.
  • Contraste – Na teoria das cores, cores contrastantes são colocadas uma em frente à outra na roda de cores (consulte também cores complementares). Web design oferece algumas outras áreas em que o contraste é aplicável. Os designers analisam tamanhos, texturas e formas contrastantes para definir e chamar a atenção para determinadas seções do site.
  • Ênfase – Tocamos nisso um pouco ao discutir o contraste. A ênfase é um princípio de design fundado no “destaque” intencional de certos elementos importantes do layout do site. É importante observar que, se você enfatizar tudo na página, acaba enfatizando nada. Imagine uma página de um livro em que 80% do conteúdo é destacado em amarelo … algo realmente se destaca? Este é o momento de dar uma olhada na Arquitetura da Informação para obter orientações.
  • Consistência – Também chamada repetição ou ritmo, a consistência é um princípio crítico do design da web. Por exemplo, a navegação limpa e consistente fornece a melhor experiência do usuário para os visitantes do seu site.
  • Unidade – Unidade é a relação entre as várias partes do layout do site e a composição como um todo. Baseada na teoria da Gestalt, a unidade lida com a forma como o cérebro humano organiza visualmente as informações agrupando elementos em categorias.

Workshop criativo: 80 desafios para aprimorar suas habilidades de design

Se você já precisou de uma ajudinha para fazer fluir esses sucos criativos, confira estes 80 desafios criativos. Eles são úteis e divertidos, e você ficará surpreso com a forma como eles ajudam a gerar novas idéias.

Desenvolvimento Web – Um olhar mais atento

Os desenvolvedores da Web, às vezes chamados de programadores, levam o design criado e constroem um site totalmente funcional. Para simplificar, pense no design como uma “imagem” não interativa de um site. Os desenvolvedores pegam esse design e o dividem em seus componentes. Eles então usam apenas HTML ou uma abordagem mais dinâmica incorporando linguagens de programação como PHP para desenvolver as várias páginas do site. Desenvolvedores web mais avançados podem optar por utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) como WordPress ou Joomla, a fim de agilizar o desenvolvimento e permitir aos clientes uma maneira fácil de manter e atualizar seu site.

Os desenvolvedores da Web podem converter um layout estático em um site dinâmico usando controles deslizantes de imagem e conteúdo, estados ativos para links e botões e outros elementos interativos.

Palavras Finais

As pequenas e médias empresas que procuram um site ou re-projetam o site existente podem ficar confusas com as linhas borradas que cercam os termos “Web Design” e “Web Development”. Embora existam indivíduos capazes de fazer as duas coisas , muitas empresas têm designers dedicados que criam o layout do site e entregam os arquivos de design a um programador que conclui o estágio de desenvolvimento. Esperamos que este artigo ajude a esclarecer o equívoco comum de que design e desenvolvimento são o mesmo.

Sua vez

  • Você concorda que design e desenvolvimento são duas coisas diferentes?
  • Há outras diferenças que negligenciamos mencionar?

Se você se interessou provavelmente você vai querer ler também sobre quanto custa um site.