A queda do time mais antigo do mundo

O Notts County perdeu por 3 x 1 para Swindon Town neste sábado (4) pela manhã e foi rebaixado da League 2, a mais baixa das divisões profissionais do futebol inglês, para o que se conhece como Non-League football. Vai se juntar aos times amadores e semi-profissionais da Inglaterra a partir da próxima temporada. Fundado em 1862, o Notts County é o clube profissional mais antigo do planeta — o Sheffield é o amador mais velho. Direta ou indiretamente, motivou a criação de times grandes do mundo. A Juventus inspirou-se no Notts County para ter seu uniforme alvinegro, com listras verticais.

Em 157 anos de vida, o Notts County disputou a elite do futebol britânico trinta vezes. A última delas, na temporada 1991/92, quando terminou na penúltima colocação. uma acima do West Ham. Naquele ano, empatou por 1 x 1 com o Manchester United. Se somasse mais quatro pontos, ficaria a salvo e disputaria a temporada seguinte, a inaugural da Premier League, que financeiramente começou a mudar o destino de clubes ingleses.

O último grande momento de glória do Notts County foi o convite da Juventus para a inauguração do Allianz Stadium, em Turim, em 2011. Houve empate por 1 x 1 e uma festa em referência ao clube que deu origem às cores da Velha Senhora.

A partir do ano que vem, Notts County se junta aos clubes sem liga profissional. Hoje pela manhã, o Notts County precisava vencer o Swindon e torcer por uma derrota do Macclesfield, treinado pelo ex-zagueiro do Arsenal e do Tottenham, Sol Campbell. O Macclesfield empatou por 1 x 1 com o Cambridge United e acabou momentaneamente com a história profissional do clube mais antigo do mundo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*